Neste momento, seu trabalho é apenas acompanhar o processo. Em alguns momento pode até ser necessário intervir mas muito pouco. Caso queira ler como chegamos até este momento, leia Dupla Nacionalidade e Envio.

O processo indica que nos será enviado um e-mail com a senha de acesso ao sistema para o acompanhamento, mas algumas vezes isso não acontece. No nosso caso, meu e de meu marido, depois de alguns dias enviamos um e-mail pedindo esta senha. Logo depois recebemos a senha. Veja aqui maiores informações.

Caso queira entender mais um pouco sobre a necessidade de entrar em contato por telefone através da Linha de Registro veja aqui.

Depois de receber a senha basta entrar no site para conferir seu processo.

Para ter uma ideia de como é o acompanhamento coloquei um exemplo:

Quando a bolinha esta verde, diz que o passo foi efetuado, caso esteja branca, não foi executada e quando a bolinha 7 esta marrom como no caso acima, representa que foi aceita sua solicitação porém ainda não foi criado o registro.

Os prazos do nosso processo foram:

  • 26/08/2019 – Postado nos Correios
  • 03/09/2019 – Recebido na Conservatória
  • 26/09/2019 – E-mail enviado solicitando senha
  • 16/10/2019 – E-mail recebido com a senha
  • 17/01/2020 – Situação mudou para registrado no site (bolinha 7 marrom)
  • 27/08/2020 – Finalizado

Até pelas datas é possível perceber que o registro demora muito tempo, ainda mais porque pegamos um momento complicado durante a pandemia, onde o número de trabalhadores estava reduzido. Agora a previsão é de receber em 12 dias o documento.

Caso você se arrisque, boa sorte e tenha como seu tira dúvidas o site Portal da Cidadania Portuguesa muito explicativo e torna os caminhos bem mais fáceis.

Meu próximo passo, transcrição do nosso casamento para depois dar inicio ao processo de meus filhos.