Dupla Cidadania

Cidadania portuguesa – Envio

Documento preparados, hora de enviar. Para entender mais sobre a organização dos documentos, clique aqui.

Quando enviei o meu processo, a preocupação era a Conservatória mais rápida. Hoje, ao me preparar para enviar a documentação de meus filhos, descobri que as Conservatórias recebem apenas casos específicos. A minha documentação, a do meu marido e a dos meus filhos, foram enviados para mesma, a Conservatória do Porto (ACP – Arquivo Central do Porto) por se tratarem os quatro de aquisição de nacionalidade.

O meu processo e do meu marido, levaram um ano para ficar pronto, o que foi até bem rápido para os relatos que li. O processo de meus filhos está ainda no começo. Na primeira bolinha, você vai entender mais pra frente o que isso quer dizer.

Para proteger a documentação no envio, comprei na papelaria um envelope pardo com proteção de plástico bolha por dentro, mas foi uma decisão minha, não é obrigatório.

Prevenção em processos como este é essencial, para sua facilidade, é interessante ter uma cópia, impressa ou digitalizada, de todos os documentos que irá enviar. No caso de precisar de alguma informação que conste ali, ao entrar em contato com a Conservatória para resolver alguma pendência, é bom estar a mão. Além disto, tirei uma foto de todos os documentos enviados, juntos.

Com a documentação organizada, basta colocar no envelope e enviar.

O envio, cada um tem uma escolha. Tenho experiência com os Correios e com a DHL. O meu processo e de meu marido foram enviados pelos Correios, levou 8/9 dias corridos, li que hoje em dia tem levado um tempo bem maior. Desta vez, ao enviar os papéis dos meus filhos, mandei por DHL, retiram em casa, é mais caro porém achei mais seguro e rápido. Os papéis estavam na Conservatória em 3 dias corridos. Aqui neste link tem explicadinho como preencher o formulário da DHL, caso se interesse.

Deste momento em diante, saiu de suas mãos. Agora é só acompanhar. No próximo post, explico como acompanhar o andamento do processo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.