Entenda melhor o Dia a Dia da Semana Santa
“Pois também Cristo morreu uma vez pelos nossos pecados, o justo pelos injustos, para nos conduzir a Deus; Padeceu a morte em sua carne, mas vivificado quanto ao espírito.” (1 Pedro 3:18)
Domingo de Ramos (24 de março)
O povo se reúne em Jerusalém para celebrar a entrada triunfal de Jesus enquanto acenavam e cobriam o chão com folhas de palmeira.
Dia da benção dos ramos. Dia de festa, procissão, e ramos nas mãos para relembrar o momento vivido por Jesus.
Momento em família: Chamem os para fazer um caminho de folhas pelo chão. E comemorem a cada um que passar pelo caminho.
Marcos 11:8-10
Muitos estenderam seus mantos no caminho, outros cortavam ramos das árvores e espalhavam-nos pelo chão. Tanto os que precediam como os que iam atrás, chamavam: “Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Bendito o reino que vai começar, o reino de Davi, nosso pai! Hosana no mais alto dos céus!”
Segunda-feira Santa (25 de março)
Jesus volta à Jerusalém e expulsa os negociantes e compradores que vendiam seus produtos dentro do Templo.
Momento de reflexão e preparação para os próximos dias. Aproveite para se concentrar em suas orações e no verdadeiro significado da Semana Santa.
Momento em família: Escrevam uma bela carta para Jesus, agradecendo a Ele por sua entrega.
Mateus 21:12-13
Jesus entrou no pátio do templo e expulsou dali todos aqueles que se entregavam ao comércio. Derrubou as mesas dos cambistas e os bancos dos comerciantes de pombas e disse-lhes: “Está escrito: Minha casa é uma casa de oração; mas vós fizestes dela um covil de ladrões.”
Terça-feira Santa (26 de março)
Jesus enfrenta os sacerdotes do templo. Ele se coloca como uma autoridade espiritual e eles se irritam.
Momento de refletir sobre a importância de Jesus e o que Ele fez por cada um de nós.
Momento em família: Tire um momento para apreciar a natureza, se encantar e agradecer por todos os momentos felizes. Converse sobre a entrega de Jesus.
Em Mateus 21:23
Dirigiu-se Jesus ao templo, enquanto os ensinava, os príncipes dos sacerdotes e os anciãos do povo aproximaram-se e perguntaram-lhe: “Com que direito fazes isto? Quem te deu esta autoridade?”
Quarta-feira Santa (27 de março)
Na Quarta-feira Santa, uma das tradições católicas, que acontece em algumas paróquias, é a Procissão do Encontro. Onde as imagens de Jesus carregando a cruz e da Virgem Maria se encontram para simbolizar o encontro dos dois durante a Via Sacra.
Esta tradição faz parte da preparação do Tríduo Pascal, os três dias antes do Domingo de Pascoa, que incluem os dias a seguir, Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa e o Sábado de Aleluia.
Momento em família: Leve seu pequeno para fazer uma doação, pode ser um brinquedo, uma roupa, uma comida, ou apenas um carinho.
Quinta-feira Santa (28 de março)
Neste dia, tem dois momentos importantes:
Jesus lava os pés de seus discípulos, em um gesto de amor e humildade.
Dia da cerimônia do Lava-pés. Os fiéis participam da missa onde o gesto de Jesus é repetido pelo padre.
João 13:6-7
Chegou-se a Simão Pedro. Mas Pedro lhe disse: “Senhor, queres lavar-me os pés?…” Respondeu-lhe Jesus: “O que faço não compreendes agora, mas o compreendê-lo-ás em breve”.
Jesus compartilha o pão e o vinho com seus discípulos. E profetiza o que irá acontecer.
Noite da Última Ceia. Jesus ensina o milagre da Eucaristia durante a Última Ceia, que é repetida até os dias de hoje, durante as missas, onde o pão e o vinho se transformam no corpo e sangue de Cristo.
Momento em família: Prepare uma refeição simples em casa com sua família. Compartilhem histórias e agradeçam uns aos outros.
Mateus 26:26-30
Durante a refeição, Jesus tomou o pão, benze-o, partiu-o e o deu aos seus discípulos dizendo: “Tomai e comei, isto é o meu corpo”. Tomou depois o cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: “Bebei dele todos, porque isto é o meu sangue, o sangue da Nova Aliança, derramado por muitos homens em remissão dos pecados. Digo-vos: doravante não bebeis mais deste fruto da vinha até o dia em que o beberei de novo convosco no Reino de meu Pai”. Depois do canto dos Salmos, dirigiram-se eles para o Monte das Oliveiras.
Sexta-feira Santa (29 de março)
O dia da crucificação de Jesus.
Dia de jejum e abstinência de carne. Momento de pedir perdão, olhar para dentro e refletir sobre seus pecados, aqueles que fizeram Jesus se sacrificar para que fossem perdoados.
Momento em família: Escreva um poema curto sobre a dor e o sacrifício de Jesus.
Mateus 27:32-35
Saindo, encontraram um homem de Cirene, chamado Simão, a quem obrigaram a levar a cruz de Jesus. Chegaram ao lugar chamado Gólgota, isto é, lugar do crânio. Deram-lhe de beber vinho misturado com fel. Ele provou mas se recusou a beber. Depois de o haverem crucificado, dividiram suas vestes entre si, tirando a sorte. Cumpriu-se assim a profecia do profeta: Repartiram entre si minhas vestes e sobre meu manto lançaram a sorte.(Sal 21,19)
Sábado de Aleluia (30 de março):
Jesus Cristo já está no túmulo.
Momento de silêncio, de oração, de esperança e fé.
A Vigília Pascal acontece durante toda à noite. Os fiéis se reúnem para orar por Jesus.
Momento em família: Acenda uma vela em casa e faça uma breve oração com eles. Conversem sobre as coisas boas que estão por vir.
Mateus 28:20
“Ensinai-as a observar tudo que os prescrevi. Eis que estou convosco, todos os dias, até o fim do mundo”
Domingo de Páscoa (31 de março)
Jesus está vivo!
Momento da ressurreição de Jesus Cristo! Momento de celebrar, de muita alegria e mensagens de amor e esperança. Hora de renovar a fé.
Momento em família: Antes do almoço, escrevam uma carta para alguém da casa, falando sobre seu amor, gratidão e desejando uma Feliz Páscoa.
Lucas 24:1-7
No primeiro dia da semana, muito cedo, dirigiram-se ao sepulcro com os aromas que haviam preparado. Acharam a pedra removida longe da abertura do sepulcro. Entraram, não encontraram o corpo do Senhor Jesus. Não sabiam elas o que pensar, quando apareceram em frente delas dois personagens com vestes resplandecentes. Como estivessem amedrontadas e voltassem o rosto para o chão, disseram-lhes eles: “Por buscais entre os mortos aquele que está vivo?”. Não está aqui, mas ressuscitou! Lembrai-vos de como ele vos disse, quando ainda estava na Galileia: “O Filho do homem deve ser entregue nas mãos dos pecadores e crucificado, mas ressuscitará ao terceiro dia.”
Um comentário sobre “Entenda melhor o Dia a Dia da Semana Santa”