Aquarismo – Enchendo seu aquário
Aquário já preparado, hora de colocar a água. Parece fácil, e é, mas ainda assim precisa de atenção. Caso queira saber como chegamos até este passo dê uma olhada nos posts anteriores.
Sempre tenha em mente que pesquisar pode facilitar seu trabalho. E esta dica, que encontrei justamente em minhas pesquisas, é ótima, teste o PH das torneiras de sua casa, pode facilitar a escolha de onde você vai coletar a água. No meu caso, a água do chuveiro é neutra e a do tanque muito alcalina, coloco 2 partes de neutra e uma de alcalina, assim fica mais fácil de chegar ao 6,8/7 de PH que me parece ideal.
Prime
Falando sobre a água, a que consumimos, que sai da torneira de nossas casas é tratada com cloro, o que não é bom para o ambiente do aquário pois mata os organismos vivos que ajudam no seu equilíbrio, como as bactérias que fazem o ciclo do nitrogênio. É preciso retirar cloraminas, cloro e amônia da água.
Existem produtos que fazem este trabalho, o que uso, e aprovo, é o Seachem PRIME, ele transforma estes compostos em algo que possa ser retirado pelo filtro do aquário. A quantidade é medida em gotas e depende da litragem. Por falar em recipiente, eu preferi comprar baldes novos, especialmente para o aquário, para que não tivessem tido contato com produtos químicos antes para usar para encher ou trocar a água.
Ao encher o aquário coloque uma esponja ou algo que possa diminuir o impacto da água na ornamentação. Só depois de cheio ligue a bomba, ela precisa da água para trabalhar, e se for ligada no seco pode chegar até a queimar.
Stability
Hora de tratar a água, Seachem STABILITY, este produto que uso, ajuda a estabelecer o filtro biológico de forma mais rápida, são as famosas bactérias que temos que ter. Ele previne a “síndrome do tanque novo” que pode causar a morte dos peixes por não ter ainda uma colônia de bactérias formada para ajudar na retirada da amônia do aquário.
Neste momento, no meu ponto de vista hoje, o aquário precisa de um tempo para se estabelecer. E está aí meu primeiro erro, coloquei os peixes logo após. Não recomendo. Tive muitos problemas, por diversos motivos e perdi quase todos os peixes. Um dos motivos foi justamente por não estar equilibrado, os mais sensíveis acabam sofrendo as consequências mais rápido, perdi três molinésias dálmata balão. No final das contas perdemos quase todos os peixes.
Para começar, é preciso pensar antes de escolher seus habitantes, se eles vivem bem com PH escolhido, se todas as espécies se dão bem, se é preciso ter esconderijos, plantas altas, e o mais importante, cada espécie precisa de um espaço específico para ficar bem. Pesquise, você será responsável pelo bem estar deles, preze para que vivam da melhor forma possível.
No próximo post falarei mais sobre testes da água, que são muito importantes para que o ambiente esteja preparado.