Montando sua árvore III
Sua árvore genealógica está cheia de nomes e datas, o que acham de preencher com histórias? Histórias além daquelas que você conhecia, ou conheceu depois que começou esta jornada procurando informações entre as pessoas de sua família.
Caso você tenha lido os primeiros posts, Montando sua árvore e Montando sua árvore II, sabe que chegou a hora de procurar informações fora do Family Search.
Uma ferramenta ótima é o nosso mais que conhecido Google. Parece mentira, mas você pode descobrir muita coisa. Coloque o nome de seus antepassados entre aspas, pois assim a procura será pelo termo exato. Veja o que pode te interessar. Entre nos sites, leia, e tente garimpar o máximo que puder.
Em minhas procuras no Google, descobri alguns sites brasileiros bem interessantes:
Biblioteca Nacional
Hermeroteca Digital Brasileira – Para mim, o melhor site para conhecer um pouco mais da história de seus familiares. São revistas e jornais antigos, já digitalizados, que podem ser usados como fonte de informação, mas não podem ser copiados. Antigamente, jornal era o maior meio para circulação da informação. Através dele eram feitas comunicações como:
Profissão
- convocação para provas e entrevistas – por exemplo, descobri o caminho e datas que meu bisavô seguiu para trabalhar na Alfândega.
- lista com funcionários públicos, seus cargos e endereços – mais uma informação que consegui, a evolução dos meus bisavôs em seus cargos, e o local onde moravam.
- lista com profissionais de cidades pequenas – listagem de profissionais liberais das cidades comerciantes, como médicos e dentistas.
Nomes e datas
- comunicado de missa de sétimo dia – era muito comum colocar no jornal uma comunicação da missa, e nele é possível conhecer, ou confirmar, nomes de esposa(o), filhos, data do falecimento, idade. Informações que muitas vezes estão em conflito nos documentos. Consegui saber o real nome de minha bisavó, que era bem confuso, justamente em um destes comunicados.
- comunicado de casamento – bem comum também na época, pode ser usado para coletar informações novas, ou que estavam conflitantes.
- fechamento/abertura de comércio – por conta de falecimento, ou venda, era colocado no jornal um comunicado a sociedade do que acontecia. Consegui encontrar a data de falecimento de uma de minhas bisavós, em um anúncio desses.
Histórias
Neste caso, é só por diversão mesmo. É conhecer as histórias por trás dos nomes.
Descobrir que seu bisavô pediu dinheiro ao ministério da justiça para pagar o óleo diesel das lamparinas da delegacia. Ou que foi processado pela pessoa que morava de favor em sua casa para ter a posse do imóvel por usucapião, que foi negada pelo juiz.
No site Jusbrasil, você tem acesso aos Diários Oficiais digitalizados. Consegui algumas informações trabalhistas, o que pouco ajuda na árvore, mas serve para conhecer um pouco mais sobre as pessoas. Procure sempre o nome do seu parente entre aspas para que a procura seja exata.
No Arquivo Nacional -SIAN, é possível acessar certidões, cartões de imigração, e outros documentos. Não consegui nada sobre minha família, por conta das datas, mas sempre vale a pena procurar.
Agora é com vocês. Se descobrir alguma fonte nova, venha nos contar, dividir. Boa sorte!