Aquarismo – Escolha dos Peixes
O melhor momento chegou, a hora escolher e colocar seus peixes. Caso queira entender como chegamos até aqui, dê uma olhada neste link.
Quer dizer, deveria ser o melhor, mas como todo aquarista principiante, tive muitos contratempos.
A escolha de seus peixes
Ao escolher seus peixes, preste atenção para que vivam no mesmo habitat, mesmo pH, mesma temperatura, mesma dureza de água, se gostam de água movimentada ou calma. E também que consigam viver bem juntos. Por exemplo, animais muito agitados, que gostam de “mordiscar”, não podem ficar junto com peixes mais lentos e com caudas grandes, porque com certeza estes últimos serão atacados.
Não esqueça de pesquisar se seu peixe gosta de viver sozinho, ou precisa ser mantido em um grupo.
É preciso também calcular o número de peixes de acordo com o espaço que cada um precisa para viver bem, pois varia bastante. Peixes como o baiacu anão, apesar de bem pequenos, precisam de muito espaço. Além disso, deve-se prestar atenção em ocupar todos os níveis do aquário, escolhendo peixes de chão (fundo), meio e superfície. Porque além de encher o local, os animais não irão disputar espaço. Eu sei que parece complicado, mas é um prazer aprender.
Um dos sites que usei para começar a entender sobre a escolha dos peixes é RSDiscus, mas confesso que aprendi mais nas lojas, vendo os peixes “ao vivo”, e conversando com os atendentes, do que pelo que vi no site. É só para ter uma base, uma ideia do tipo de aquário que quer ter.
Animais de aquário de água salgada são muito mais bonitos e coloridos. Anêmonas, peixe palhaço (Nemo), enguias, peixe cirurgião, etc. Nem sei por onde começar, aliás, sei sim….
Aquário de água salgada é muito mais trabalhoso e caro. Não apenas a montagem, mas a manutenção, e os próprios habitantes. Um peixe simples de água doce pode sair entre 10 a 20 reais, de água salgada começa além de 50 reais.
Minha experiência
Quando montei o aquário, coloquei três molinésias balão dálmata, três molinésias negras, um beta vermelho sangue, e um cascudo pepita de ouro. Como pesquisei, sabia que eram necessários ter mais fêmeas que macho de molinésias, pois os machos querem copular a todo tempo, e não dão sossego as fêmeas.
Como já contei antes, meus 3 primeiros peixes morreram rápido. Não sei o porque, mas acredito que o aquário ainda não estava preparado, e por isso os mais frágeis foram morrendo, começando pelas molinésias balão dálmata. Cada dia perdia um. Medi todos os índices, pH, amônia. Mas não encontrava o problema. Aos poucos morreram todos, sobrou apenas o cascudo.
Resolvemos manter um tempo o aquário vazio para equilibrar. Depois de um tempo, compramos seis Tanictis, peixinhos pequenos que vivem em cardume, mas começaram a morrer também.
Não sei se foi coincidência, mas comecei a ligar o único peixe que tinha se salvado à loja que o comprei, comprei os seis em duas lojas diferentes. Se estava certa, não sei, mas comprei mais alguns Tanictis na loja gostava e eles ficaram bem, depois compramos um ciclídeo. Alguns ficaram conosco, por anos e bem saudáveis.
E sabem o melhor? Esta loja vende barato, pagar pouco e com muita qualidade, é o que queremos. E para completar, os atendentes são preparadíssimos, tiram todas suas dúvidas. Para deixar claro, não tenho nenhum acordo com a loja, os elogios são de uma cliente muito satisfeita. Quem quiser conhecer, a loja é a Ecotop. Hoje ela já tem loja online. Não vende nada vivo, segundo eles por enquanto, mas vale conhecer o Site da Ecotop.
No próximo post, falarei de alguns equipamentos que nos passaram desapercebidos no primeiro momento, mas foram se tornando indispensáveis.