Aquarismo

Aquarismo – Filtragem

No post anterior, falei um pouco sobre as primeiras escolhas, e mais importantes, para nosso primeiro aquário. De agora em diante, irei explicar um pouco mais sobre cada função para manter seu aquário saudável. Vamos começar com a filtragem da água.

Se quiser saber mais sobre as primeiras escolhas entre em Primeiro aquário.

Não importa o modelo do filtro, tanto no acoplado (estilo aquário da Boyu), no sump ou outros tipos, é preciso que se coloque camadas de filtragem, cada uma tem sua função própria.

Camadas de filtragem

Filtragem Mecânica

No primeiro momento, é preciso uma barreira para retirar as sujeiras maiores. Uma que deixe a água passar e retenha os resíduos. A chamada filtragem mecânica.

No meu aquário usava, até bem pouco tempo, o perlon (manta acrílica) que deve ser trocada frequentemente, e não pode ser reaproveitada. Conheci um produto novo, algo bem parecido com as nossas esponjas de cozinha, que pode ser lavada e reutilizada.

Percebi que este novo produto satura muito rápido, portanto é preciso que seja limpo com muita frequência. Depois de saturado, a água não fica tão limpa. Resolvi, então, fazer uma junção das duas. Coloco por cima o perlon e por baixo a “esponja”, no meu caso como é um sump, a água passa de cima para baixo. Com isso eu tenho dois níveis de filtragem.

Além destes dois, que considerei melhor custo benefícios, existem outros, pesquise e encontre o melhor para você.

Filtragem Química

A segunda barreira é a limpeza mais profunda, limpeza a nível molecular, a filtragem química.

Esta filtragem pode ser feita com carvão ativado ou polímero sintético. Existem outros métodos porém pouco conhecidos. É responsável principalmente pela retirada do cheiro e para manter o aspecto da água sempre límpido.

O polímero pode ser reutilizado basta que seja lavado com água sanitária, entra aí meu problema, sou alérgica a este produto e por isso escolhi o carvão ativado, que faz o mesmo efeito porém é descartado a cada troca. Dentro da embalagem tem um saquinho e instruções de quantidade de uso por litro de água.

Antes de colocar no aquário, já dentro do saquinho, dê uma boa lavada no carvão. A água sai muito suja, só use quando a água estiver mais limpa para que não acabe sujando a de dentro do aquário.

Depois de lavado sempre coloco dentro de um balde com água tratada para que a água da lavagem, que tem cloro não entre no aquário.

Filtragem Biológica

Chegamos a última linha de filtragem e, na minha opinião, a mais importante, a filtragem biológica, ou o ciclo do nitrogênio, onde a amônia, que faz mal aos animais, gerada pela decomposição dos resíduos do aquário (fezes e restos) é transformada em nitrito. E mais adiante vira nitrato que não faz mal. Trocas parciais de água e plantas no aquário são muito importantes para manter este equilíbrio. Mas é essencial ter mídia biológica como parte de seu filtro.

Mídia biológica são componentes bastante porosos, onde as bactérias responsáveis pela transformação da amônia em nitrato possam se fixar e se multiplicar. O tamanho e quantidade vão depender do seu aquário, nas embalagens é possível obter maiores informações. 

Falando da mídia não basta apenas preparar o local é preciso desenvolver a bactéria, se possível até antes de colocar os peixes no aquário. Existem no mercado alguns produtos que aceleram o processo. Bactérias que são ativadas, através da água e colocadas na mídia para criarem uma colônia.

Existem formas de acelerar ainda mais este processo, mas na minha opinião, ainda assim é preciso esperar um tempo para que o aquário se estabilize. Experiência própria, é preciso esperar que o aquário se estabilize para colocar seus habitantes.

Com o tempo, estas mídias passam a ter uma coloração mais escura, não é preciso limpar, aliás nem é recomendado, pois são as colônias de bactérias que já estão se desenvolvendo. Bata passar água para retirar as sujeiras maiores de vez em quando.

As imagens no post são dos produtos que uso no meu aquário e me atendem muito bem, mas no mercado tem ótimas marcas, basta dar uma pesquisada. Converse também com os atendentes de lojas especializadas, com certeza te darão uma aula. Aprendi muito com eles.

Uma das lojas que gosto e confio é a EcoTop, os atendentes entendem muito sobre aquarismo e dão dicas preciosas. E para completar, os preços também são ótimos.

Fiquem à vontade para perguntar, não sou especialista mas se puder contribuir, farei.

Próximo post falarei sobre a montagem do aquário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.