Aquarismo – Montagem do aquário

Hora de usar sua criatividade e também o momento de escolher os habitantes que mais te agradam. Agora você me pergunta, habitantes? Não seria escolher os peixes? Nem sempre, hoje temos aquários variados, com camarões por exemplo, que aliás são muito lindos.

Depois de escolher a espécie, pesquise bastante para criar no aquário o habitat perfeito para que vivam bem. É imprescindível ao se adquirir um animal de estimação, seja ele um peixe ou um cachorro, que ele tenha um local preparado para viver muito bem, assim como todo cuidado com sua saúde e alimentação.

No nosso caso, escolhemos peixes de água doce, alcalina, porque meu filho escolheu molinesias, na verdade queria uma específica, molinesia balão. Mas este peixe criamos só no início, hoje em dia o aquário está bem diferente.

Substrato

Hora de pensar sobre a decoração. Comece pelo “chão” do aquário, o substrato, ou seja a areia, cascalho ou substrato fértil, caso escolha ter um aquário plantado. Se for um simples, mesmo com plantas mais low-tech, para escolher o melhor substrato basta saber qual o mais adequado a seus habitantes.

Por exemplo, alguns peixes gostam de revirar o fundo, se esse for o seu caso, cascalho apesar de bonito não é recomendado pois pode acabar machucando, use areia. E assim por diante, pesquise antes de comprar.

No vídeo abaixo tem uma explicação bem detalhada sobre tipos de substrato, assim como a forma como pode ajudar ao seu aquário. Tirei muitas dúvidas com os vídeos deste aquarista, entende muito!

Plantas

Plantas artificiais ou naturais? Quando iniciamos nosso aquário, escolhemos artificial, mais fácil de cuidar, pensamos. Mas foi ilusão. Acumulam muita sujeira, cada limpeza do aquário perdíamos um tempo imenso, limpando cada cantinho. Em pouco tempo mudamos de ideia e partimos para plantas low-tech, que não precisam de muito cuidado para se manterem.

Escolha plantas que gostem do mesmo tipo de água de seu aquário, converse com os atendentes das boas lojas, são verdadeiros especialistas, podem te dar dicas valiosas, que só com experiência se adquire.

Nossas plantas foram compradas em uma loja de confiança, e são de um produtor muito bem conceituado: Chácara Takeyoshi.

Decoração

Chão e plantas decididos, vamos aos enfeites. Este é bem pessoal, só, por favor, não encha o espaço com decoração. Pode acabar tumultuando a vida dentro do aquário. Os habitantes precisam de espaço.

Use enfeites próprios para aquários, para não acabar machucando graças à uma pontinha que passou desapercebida, ou pela mudança do PH da água por ser de um material não apropriado, tem peças bem interessantes no mercado.

No nosso aquário colocamos um tronco verdadeiro, que acabou nos dando problema pois soltava muitas lascas e sujava a água. Compramos um artificial para ser a casa de nosso cascudo e algumas pedras que ajudam a manter o equilíbrio.

Mas confesso que esta configuração não foi sempre a mesma, fomos mudando com o tempo e conhecimento.

Montagem

Ambiente escolhido, hora de montar o aquário. É necessário lavar TUDO muito bem, qualquer coisa que se coloque dentro do aquário deve estar limpo, caso contrário, pode acabar trazendo uma bactéria ou fungo para dentro do local.

Se optar por areia, tenha cuidado na hora da lavagem para não acabar perdendo muita coisa, mas não deixe de fazê-lo. Coloque aos poucos no aquário. Não coloque uma camada muito fina, pode acabar não fixando as decorações e as plantas.

Uma dica que recebi foi colocar a parte de trás do “piso” do aquário mais alto que a frente, esteticamente faz diferença, e como as plantas maiores acabam sendo plantadas no fundo, ajuda na fixação também. Esta é outra dica, plantas maiores atrás, pois facilita acompanhar a movimentação no aquário.

Coloque agora as decorações: pedras, vasos, casinhas, troncos, Bob Esponja, o que escolher. Ponha sempre os mais altos atrás para não atrapalhar a visão.

As plantas naturais devem ser colocadas apenas quando for encher o aquário, ou se estiver com um pouco de água dentro para que eles não tenham problema.

Vamos dar uma pausa, a próxima parte engloba algumas ações mais específicas como retirar cloro da água, ativar as bactéria e produtos para preparar o aquário. Que demanda maiores explicações.

A loja que me referi no texto é a Ecotop Aquários, depois que conheci passei a comprar todos meus peixes e plantas com eles, preço e qualidade ótimos, atendimento excepcional. Te dão toda atenção e informação.

Até a próxima conversa, se tiver alguma experiência nos conte.