Diversão em casa – Aulas de História

E a pandemia levou mais tempo do que o previsto. Começava a bater o cansaço, e com ele, a vontade de encontrar outras formas de diversão. Inclusive já postei aqui sobre transmissões ao vivo interessantes para se divertir em casa.

Depois de algumas procuras, uma meia dúzia de cliques, encontrei as “aulas de História”.

Aulas de História, diversão? É sério isso?

Parece estranho, eu sei. Mas posso explicar.

Não me refiro aquelas aulas chatas, onde datas e nome eram os pontos mais importantes. Falo de “aulas” empolgantes, uma mistura de informação com uma pitada de fofoca, trama, drama e muitas curiosidades. Bem diferente de novelas e filmes que distorcem os fatos para apimentar, são uma forma divertida de aprender e se divertir ao mesmo tempo.

Para quem gosta de ler, posso começar com os livros de um autor ótimo, Paulo Rezzutti. Para saber mais sobre seus livros veja aqui, pode ser em ebook também. Mas confesso, descobri o Paulo e sua forma descontraída e empolgante de “contar história” em seu canal no Youtube, “A História não contada“. Vale muito a pena dar uma chance.

No canal tem desde a nossa realeza, passando por Joana D´Arc, Napoleão e Josefina, famosas espiãs, Sisi e muito outros temas interessantes.

Aqui um dos primeiros vídeos que chamou minha atenção.

Para aqueles que preferem uma série, minha recomendação é um seriado espanhol, “Isabel“, um pouco mais fiel aos fatos do que normalmente vemos em outras produções. Conta sobre Isabel de Castela e Fernando de Aragão, tenho certeza que já ouviram falar.

A série é ótima, narra a vida de uma mulher forte, decidida e bem além de seu tempo. Apesar dos exageros por conta do apoio à Inquisição.

Costumo ao assistir uma série ou filme histórico, ir comparando fatos e personagens, lendo sobre o assunto, e esta série foi uma das que assisti que se mantiveram mais fiéis aos fatos. Assisti no NOW da Claro mas já está disponível também no Prime Video da Amazon.

Não deixe de comentar e contar também sobre suas descobertas, afinal a conversa está solta!