Visto Americano

Kit Viagem Orlando

Como moro no Rio de Janeiro, vou focar nos sites do Consulado desta cidade. 

Para facilitar fiz um lista com as etapas, mas caso queira mais informações  sobre os passos para obter seu visto para turismo entre na Embaixada dos EUA no Brasil

Etapas para requerer o visto americano

  1. Preenchimento do formulário DS-160. Este formulário deve ser respondido em inglês, diferentes perguntas aparecem de acordo com suas respostas anteriores, não existe um formulário padrão. Se for criança por exemplo, as perguntas serão diferentes do pai que tem um visto americano vencido. Aqui você tem acesso ao formulário.
    O formulário é bem extenso e deve ser preenchido com muita atenção e sempre de forma verdadeira, pois estas informações podem ser questionadas em sua visita ao consulado. 
    Não esqueça de anotar o  Application ID (número de identificação) para que tenha acesso ao formulário caso precise interromper o preenchimento. 
  2. Preste muita atenção as especificações da foto pedida pelo sistema. Um pequeno detalhe esquecido pode acabar atrasando seu visto.
  3. Depois do envio do formulário você deve se logar ao sistema de agendamento para gerar o boleto bancário, que pode ser pago em cartão de crédito também (tabela de valores). Só depois de confirmado pagamento você poderá agendar sua visita. Lembre-se que se o pagamento for por boleto haverá um tempo de espera para que seja identificado pelo banco. Veja mais informações aqui.
  4. O agendamento para o CASV(Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto), é feito através do próprio site ou por telefone. Na visita ao CASV serão tiradas a foto e também as impressões digitais. Em alguns casos o processo acaba aqui, sem a necessidade da visita ao Consulado Americano, como por exemplo o visto americano para menor de idade.
  5. O agendamento para a entrevista no Consulado pode ser feito ao mesmo tempo que o do CASV, em uma data posterior pois um depende do outro. Nesta ocasião você deve levar os documentos que comprovem as informações dadas no formulário DS-160, que podem ser solicitadas pelo entrevistador. Também é importante mostrar que você tem vínculos no Brasil (propriedades, escola de filhos, trabalho fixo etc) e fundos para pagar a viagem. Para maiores informações sobre a entrevista clique aqui.

Dicas

  1. Durante o preenchimento do DS-160 existe uma opção para salvar o formulário com os dados preenchidos até o momento. Use e abuse desta opção. Sua conexão a internet pode cair, o site pode ficar inacessível, você pode precisar parar para procurar algum documento e, como o preenchimento do formulário é longo e trabalhoso, isto pode te poupar um grande tempo e aborrecimentos.
  2. Embora eu não tenha pago em cartão de crédito li vários posts de pessoas que pagaram e relatam que o débito é feito em dólar e com a incidência de IOF de compras internacionais.
  3. Uma vez paga a taxa não existe reembolso.
  • Ao chegar ao Consulado procure a fila correspondente a seu horário.
  • Celulares e equipamentos eletrônicos não são permitidos. Não adianta tentar o jeitinho brasileiro, pois a entrada não será permitida, mesmo que a bateria do aparelho seja retirada.
  • A dica principal: o objetivo de sua viagem é curtir suas férias, portanto fique bem tranquilo durante a entrevista.

 

Visto americano na mão, agora é hora de finalizar o planejamento de sua viagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *