Documento preparados, hora de enviar. Para ler a primeira parte, com a organização dos documentos, clique aqui.

Pelo que li em minhas pesquisas, diretamente no consulado o prazo passa de 2 anos. Neste site tem uma análise sobre as melhores Conservatórias para o processo ser enviado. No meu caso escolhi a ACP (Arquivo Central do Porto) e no nosso caso levou exato 1 ano, para o final do processo, contando como primeiro dia a data do envio.

Para proteger a documentação, comprei na papelaria um envelope pardo com proteção de plástico bolha por dentro, mas foi uma decisão minha, não é preciso.

Li em alguns sites, que é interessante você ter cada um dos documentos que irá enviar, escaneados, caso precise em uma emergência, ao entrar em contato com a Conservatória. Além disto tirei uma foto de todos os documentos enviados juntos.

Para enviar, cada um tem sua escolha, aqui tem um apanhado bem explicado de várias opções. Escolhi enviar via Correios, peguei na agência um envelope para documentos, era de graça, e em casa, com calma, preenchi de forma bem limpa, completa e fácil de entender.

Com a documentação toda organizada, basta colocar nos envelopes e enviar. Saiba que no momento, apenas agências oficias de Correios, não pode ser em franquias. Quando enviei paguei R$ 151,00. E levou uma semana para chegar.

Neste momento em diante, sai de suas mãos, é só acompanhar. No próximo post, explico como acompanhei o andamento do processo.