Melhor momento chegou, hora de colocar seus peixes.

Quer dizer, deveria ser o melhor, mas como todo aquarista principiante tive muitos contratempos.

Ao escolher seus peixes, preste atenção para que vivam no mesmo ambiente, mesmo pH, mesma temperatura, mesma dureza de água, se gostam de água movimentada ou calma. E também que consigam viver bem juntos, por exemplo animais muito agitados que gostam de “mordiscar” não podem ficar junto com peixes mais lentos e com caldas grandes, porque com certeza será atacado.

Não esqueça de saber se seu peixe gosta de viver sozinho ou precisa ser mantido em um grupo.

É preciso também calcular o número de peixes de acordo com o espaço que cada um precisa para viver bem, varia bastante, peixes como o baiacu anão, apesar de pequeno precisam de muito espaço. Além disso, deve-se prestar atenção em ocupar todo aquário, escolher peixes de chão (fundo), meio e superfície. Porque além de encher o local, os animais não irão disputar o espaço. Eu sei que não é fácil, mas é prazeroso apender.

Um dos sites que usei para começar a conhecer os peixes é RSDiscus mas confesso que escolhia mais nas lojas vendo os peixes e conversando com os atendentes do que pelo site. É só para ter uma base, uma ideia do tipo de aquário que quer ter.

Animais de aquário de água salgada, são muito mais bonitos e coloridos, anêmonas, peixe palhaço (Nemo), enguias, peixe cirurgião,etc. Nem sei por onde começar, alias, sei sim….

Aquário de água salgada é muito mais trabalhoso e caro. Não apenas a montagem mas a manutenção e os próprios habitantes. Um peixe simples de água doce pode sair entre 5 a 20 reais, para salgado começa em 50 reais.

Quando montei o aquário, coloquei três molinésias balão dálmata, três molinésias negras, um beta vermelho sangue e um cascudo pepita de ouro (meu xodó). Como aprendi com minhas pesquisas, mais fêmeas que macho pois molinésias macho querem copular a todo tempo e não largam as fêmeas, é preciso ter um número maior de fêmeas para terem algum sossego.

Como já contei antes, meus 3 primeiros peixes morreram rápido, nem sei o porque, acredito que o aquário ainda não estava preparado, e os mais frágeis foram morrendo, minhas molinésias balão dálmata. Cada dia perdíamos um. Medimos tudo, pH, amônia. Mas não achamos o problema.

Na semana seguinte, segundo problema, as molinésias negras estavam grávidas e ao contrário da natureza da espécie que é pacífica, elas ficaram agressivas. Passaram a atacar todos os peixes, incluindo uma atacando a outra, neste momento perdi meu beta. Fomos obrigados a separar as duas, compramos uma criadeira, separávamos uma, a outra atacava o macho. Aos poucos perdemos os três. Sobrou apenas o cascudo.

Nas fotos abaixo meu cascudo pepita de ouro na loja e aqui em casa em sua toca, ele é bem tímido só sai de lá de noite quando percebe que não tem ninguém por perto.

Resolvemos manter um tempo o aquário para equilibrar. Compramos seis Tanictis, peixinhos pequenos que vivem em cardume, mas começaram a morrer também. Não sei se foi coincidência, mas comecei a ligar o único peixe que tinha ficado bem a loja que o comprei.

Tanictis

Bom, não sei se estava certa, mas comprei mais Tanictis nesta loja e eles ficaram bem, depois compramos um ciclídeo. Quase todos ainda estão conosco e bem saudáveis.

Nas fotos, ciclídeo de bom humor, fica claro e de mal humor, aparecem machas pretas pelo corpo.

E o melhor? Esta loja vende barato, pagar pouco e com muita qualidade. E para completar, os atendentes são maravilhosos, tiram todas suas dúvidas. Para deixar claro, não tenho nenhum acordo com a loja, os elogios são de uma cliente satisfeita. Quem quiser conhecer Ecotop.

Próximo post falarei de alguns equipamentos que nos passaram desapercebidos, mas são bem importantes.