Chegamos a montagem do aquário, e também o momento de escolher quais os habitantes que mais te agradam. Chamo de habitantes porque hoje em dia temos aquários variados, com camarões por exemplo, que aliás são lindos. Depois de escolher a espécie, pesquise bastante para criar no aquário o ambiente perfeito para que eles vivam muito bem.

No nosso caso, escolhemos peixes de água alcalina, porque meu filho escolheu peixes molinesia, na verdade ele queria uma específica, molinesia balão.

Hora de pensar sobre a decoração, comece pelo chão do aquário, ou seja a areia, cascalho, substrato. Neste caso, se for fazer um aquário com plantas mais exigentes, que precisem de muito cuidado, o que não é meu caso, vai ser preciso colocar uma camada de substrato. Se for um aquário simples, mesmo com plantas mas low-tech, basta saber qual o mais adequado a seus habitantes.

Alguns peixes gostam de revirar o fundo, se esse for o seu caso, cascalho apesar de bonito não é recomendado pois pode acabar machucando, use areia.

Aquário com plantas artificiais

Plantas artificiais ou naturais? Quando iniciamos nosso aquário, escolhemos artificial, mais fácil de cuidar. Mas foi ilusão. Acumulam muita sujeira, cada limpeza do aquário perdia um tempão limpando cada cantinho. Em pouco tempo mudamos de ideia e partimos para plantas low-tech, que não precisam de muita coisa para se manterem. Procure plantas que gostem do mesmo tipo de água de seu aquário, converse com os atendentes das lojas, são verdadeiros especialistas, podem te dar muitas dicas valiosas, que só com experiência se consegue. Aqui para casa escolhi as plantas abaixo:

Musgo de Java (Taxiphyllum barbieri)
Cryptocoryne willisii
Amazonense (Echinodorus amazonicus)

Nossas plantas foram compradas em uma loja de confiança, mais tarde colocarei o endereço, e veem de um produtor muto bem conceituado: Chácara Takeyoshi.

Chão e plantas, vamos aos enfeites. Este é bem pessoal, só não encha o espaço com decoração e atrapalhe a vida dentro do aquário. Os peixes precisam de espaço. No nosso aquário colocamos um tronco verdadeiro, que acabou nos dando problema pois soltava muitas lascas. Compramos um artificial para ser a casa de nosso cascudo, minha paixão por sinal. Temos também um vaso pequeno de barro, casa do nosso ciclídeo e algumas pedras que ajudam a manter o equilíbrio.

Mas confesso que esta configuração não foi sempre a mesma, fomos mudando conforme as coisas aconteciam.

Ambiente escolhido hora de montar o aquário, é preciso lavar muito bem TUDO que se coloca dentro do aquário, porque pode acabar trazendo uma bactéria ou fungo para dentro do local.

Tenha cuidado se escolher areia na hora de lavar para não acabar perdendo muita coisa, mas não deixe de fazê-lo. Coloque aos pouco no aquário, não coloque uma camada muito fina, pode acabar não fixando as decorações e as plantas. Uma dica que recebi foi, colocar a parte de trás do aquário mais alto que a frente, esteticamente faz diferença, e como as plantas maiores acabam sendo plantadas no fundo, ajuda na fixação também.

Hora de colocar as decorações: pedras, vasos, casinhas, troncos, Bob Esponja, o que escolher. Só faça questão de enfeites próprios para aquários, para não acabar machucando por conta de uma pontinha que passou desapercebida, ou por mudar o PH da água por ser de um material que você não conhecia, tem muita peça interessante no mercado e de todos os preços. Coloque sempre os mais altos atrás para não atrapalhar a visão, isso inclui decoração e plantas.

As plantas naturais devem ser colocadas apenas quando for encher o aquário, ou até com um pouco de água dentro para que eles não tenham problema.

Aquário com plantas naturais

Vou parar por aqui porque esta parte engloba mais coisas como retirar cloro da água, ativar as bactéria e produtos para preparar o aquário.

Depois que descobri esta loja passei a comprar todos meus peixes e plantas com eles, preço e qualidade ótimos, atendimento excepcional. Te dão toda atenção e informação.

Ecotop Aquários