No post anterior falei um pouco sobre as primeiras escolhas, agora vamos começar a tratar da filtragem da água.

Tanto no filtro acoplado no aquário da Boyu quanto sump, é preciso criar camadas de filtragem. No primeiro momento é preciso colocar uma barreira para tirar as sujeiras maiores, a água passa e a sujeira fica presa, a chamada filtragem mecânica. No meu aquário uso para este fim o perlon (manta acrílica) que deve ser trocada frequentemente, pois acumula muita sujeira. Sugiro que compre os pacote maiores pois acaba saindo bem mais em conta e não tem prazo de validade.

A segunda barreira é para limpeza mais profunda a nível molecular, filtragem química, pode ser com carvão ativado ou polímero sintético. São responsáveis principalmente pela retirada do cheio e manutenção da cor da água.

O polímero pode ser reutilizado basta que seja lavado com água sanitária, entra ai meu problema, sou alérgica a este produto e vem daí o porque ter escolhido o carvão ativado, que faz o mesmo efeito porém é descartado após a troca. Dentro da embalagem tem um saquinho e instruções de quantidade de uso por litro de água.

Chegamos a última e, na minha opinião, a mais importante, filtragem biológica, ou o ciclo do nitrogênio, onde a amônia gerada pela decomposição dos resíduos do aquário (fezes e restos) é transformada em nitrito e mais adiante em nitrato que não fazem mal aos peixes. Aquários plantados e trocas parciais de água são muito importantes para manter este equilíbrio. Mas é necessário ter mídia biológica como parte de seu filtro.

Mídia biológica são componentes bastante porosos, onde as bactérias responsáveis pela transformação da amônia em nitrato possam se fixar e se desenvolver. O tamanho e quantidade vão depender do seu aquário, nas embalagens é possível obter maiores informações.

Falando da mídia não basta apenas preparar o local é preciso desenvolver a bactéria, se possível antes de colocar os peixes no aquário. Existem no mercado alguns produtos que aceleram o processo. Bactérias que são ativadas e colocadas na mídia para se desenvolverem, aceleram mas na minha opinião ainda é preciso esperar um tempo para que o aquário se estabilize.

Com o tempo estas mídias passam a ter uma coloração mais escura, não é preciso lavar, alias nem é recomendado, pois são as colônias de bactérias que já estão se desenvolvendo.

Mais para frente vou falar sobre o que aconteceu até que conseguisse encontrar um equilíbrio dentro do meu aquário.

As imagens são dos produtos que uso aqui em casa e me atendem muito bem, mas no mercado tem ótimas marcas, basta dar uma lida. Converse também com os atendentes de lojas especializadas, com certeza te darão uma aula. Aprendi muito com eles.