Neste post as últimas dicas que aprendi,.

Peixes novos, parece simples mas é preciso pensar nos animais antes de colocá-los. A água que vem no saquinho está em um pH, uma temperatura, vários parâmetros diferentes. É preciso aclimatar antes de colocá-los.

Lave o saquinho, depois o coloque ainda fechado por volta de 15 minutos na água do aquário. Depois deste tempo, abra o saco e faça dobras na borda para fazer como uma bóia e recoloque no aquário, e jogue um pouco de água de dentro no aquário no saco por mais 15 minutos. Não deixe que a água do saco vaze para o aquário.

Faça este processo por pelo menos mais 2 vezes, 3 ao todo, e só depois disso, pegue o animal com uma redinha e o coloque dentro do aquário. NUNCA coloque a água que veio no saco no aquário. Mesmo nas melhores lojas, a água pode conter bactérias, fungos, que podem acabar contaminando seu aquário.

Em alguns casos, em aquários com peixes mais sensíveis, o melhor é ter um aquário secundário e deixar os novos habitantes em quarentena.

Alimentação. Os peixes precisam de uma alimentação balanceada e não se enganem, eles escolhem a ração que mais gostam. Entenda qual o tipo de ração melhor para seus peixes, caso sejam onívoros ou carnívoros. Nas embalagens tem especificações.

Hoje em dia existem rações para cada tipo de peixe, inclusive para cascudos e peixes de fundo, com rações que vão direto para o fundo do aquário.

Outra opção bem apreciada pelos peixes são artêmias e outros alimentos vivos. Podem ser comprados em lojas de peixes, normalmente chegam em um certo dia da semana, saiba e compre neste dia para que estejam bem frescas. Os peixes adoram, vira um festa no aquário!

Um vídeo mostrando como alimentar peixes com artêmias:

Se for lembrando de novas dicas vou acrescentando aqui no blog.